Porque o E-mail Marketing ainda é a melhor opção para vendas?

Marketing Digital

Porque o E-mail Marketing ainda é a melhor opção para vendas?

Você deve estar se perguntando será porque?
Tenho falado muito a respeito do E-mail MTK com alguns empresários em algumas consultorias de Marketing Digital que tenho feito e a duvida e sempre a mesma.

Por Adroaldo Pereira Orga

O E-mail marketing foi, durante muito tempo, sinônimo de spam e comunicações invasivas.

No entanto, graças ao avanço das ferramentas de automação esse setor se tornou a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

Por que utilizar e-mail marketing?

Nos últimos tempos, as redes sociais têm ganhado os holofotes no marketing digital, portanto o e-mail marketing também pode ser uma ótima opção para quem coleta endereços de e-mail e quer aumentar a relevância da sua marca entre esses contatos.

Veja alguns motivos:

*Grande alcance

Nosso endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais, sempre que geramos um login em qualquer site, por exemplo, utilizamos o endereço de e-mail. Portanto, ele é uma parte essencial das atividades de um usuário na Internet.

*Alcance previsível

Quando uma empresa faz um post em uma rede social, como o Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem, sabe por que? isso ocorre devido o “algoritmo” que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário.

Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível, ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.

Já no e-mail marketing, o mesmo não acontece, uma das grandes vantagens desse setor é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 100 endereços de e-mail para enviar sua mensagem, todos os 100 receberão seu e-mail na caixa de entrada (a não ser que haja algum problema técnico).

*Formato flexível

O e-mail é a tela em branco que todo pintor procura, mensagens enviadas por e-mail não têm limites de caracteres, podem conter imagens, botões e até GIFs.

Um e-mail pode ser feito com “templates” e incluir elementos gráficos, ou pode conter apenas texto, como se você estivesse escrevendo mensagens pessoais para todos os seus contatos.

Por meio dele, você pode comunicar mensagens curtas, incluir diversos links para páginas da web, ou contar uma história longa, portanto, o e-mail pode ter o formato de que você desejar!

*Alto retorno financeiro

Para iniciar uma estratégia de e-mail marketing, você precisa de apenas 3 ingredientes: um domínio (por exemplo, “brpress.com.br”), uma ferramenta de e-mail marketing

Powered by Rock Convert

Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é essencial como as ferramentas da Builderall e RD Station,

E uma pessoa ou uma agência especializada em MD para executar as estratégias.

Independente da ferramenta que você escolher, o investimento não será muito alto a medida que o tempo passar, pois a medida que o e-mail marketing automatizado continua por um determinado tempo ele gera trafego de pessoas engajadas no seu produto, bastando o momento certo para virem comprar com você e não com a concorrência. Chamamos isto de tráfego Orgânico, ou seja não envolve custo para prospectar e vender.

Os 4 tipos de e-mail que sua estratégia precisa ter para iniciarmos o entendimento de como montar uma campanha de sucesso e como inserir o e-mail marketing no dia a dia do marketing digital da sua empresa, é importante conhecer os diferentes tipos de e-mail que a sua empresa pode enviar.

*Atualizações do Blog

Esse é o tipo de e-mail é bastante comum, é aquele que anuncia quando um conteúdo novo é postado no seu blog.

Eles são excelentes para começar a interagir mais com seus leitores, quando alguém se inscreve na sua lista pela primeira vez, é bem provável que esses sejam os primeiros e-mails que ele vai receber.

É uma forma de manter a sua lista ativa e em contato com os novos conteúdos que você posta, além de aumentar as chances de você gerar leads qualificados para vir a fechar uma venda.

*Newsletter

O newsletter é um velho conhecido do e-commerce e do blog, muitas empresas enviam para seus contatos atualizações mensais ou semanais com os principais posts do blog e notícias da empresa ou do mercado.

Se você realmente quer que o seu newsletter seja lido, invista mais tempo em gerar uma noticia que tenha identidade própria e que inclua conteúdos relevantes para seus leitores.

Não se esqueça de incluir links para levar o leitor para páginas externas em que ele possa ler mais sobre aquele assunto.

*Convites para eventos

E-mails são ótimos para promover eventos que você está organizando, o grande desafio aqui é apresentar de forma clara porque esse evento vale o comparecimento dos seus contatos.

Na hora de escrever e-mails que promovem eventos, não se esqueça de incluir todas as informações necessárias, como local, data, hora, limite de participantes, entre outros. E lembre-se de colocar em destaque o link para a página de inscrição ou compra de ingressos!

*E-mails de nutrição de leads

Dependendo da ação que a sua persona decidir fazer dentro do seu blog ou site, você pode querer inseri-la em um fluxo de nutrição, a nutrição consiste em uma série de e-mails com conteúdo relevante e segmentado, como o nome sugere, esses são e-mails que ajudam a lead a caminhar pelo funil de vendas até uma posição clara de compra.

Identificando um grupo de contatos que você sabe que tem interesse em um assunto específico, você pode continuar a conversa com mais conteúdos relevantes e segmentados que aumentam a probabilidade desses leads continuarem em contato com a sua empresa

Do mesmo modo que o e-mail é uma excelente ferramenta para profissionais de marketing digital e inbound marketing, o e-mail é um canal extremamente democrático. De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, 92% dos adultos online utilizam e-mail.

Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, o e-mail marketing não morreu, e pode ser uma ótima maneira de crescer seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *