Saiba tudo sobre Landing Pages e como divulgar

Landing page

E hoje vou apresentar de uma forma bem detalhada para que você saiba tudo sobre Landing Pages e como divulgar, os 4 elementos principais de como fazer uma Landing e o que é uma Thank You Page.

Qual é o significado de Landing Page

Preparado? Então vamos lá!
Começando pela sua definição, a tradução literal de uma Landing Page
é página de aterrissagem, a página que o usuário chega no seu site
Só que, no Marketing Digital, a gente costuma chamar de Landing Page ou Pagina de Captura aquelas páginas que são totalmente focadas na conversão de um usuário

Para que serve uma Landing Page

Uma solicitação de conversa com um consultor e até uma venda
Por isso, uma Landing Page geralmente não tem os elementos comuns de sites
Como um menu de navegação, várias ofertas sendo exibidas
e vários links internos e externos espalhados pela página

Saiba que em um Landing Pages , o usuário tem duas opções: ou ele converte ou sai da página
Isso faz com que as Landing Pages tenham uma taxa de conversão muito superior
do que páginas comuns de sites
Em geral, uma Landing Page tem 4 elementos básicos, que são: título e subtítulo
Imagem de destaque, descrição da oferta e formulário de conversão

Atenção para outros elementos da página

O título e o subtítulo são muito importantes para chamar a atenção do usuário
E convencê-lo a converter ou pelo menos dar uma atenção para outros elementos
da página, já que, segundo a Copy blogger, 8 entre 10 usuários só leem o título
Por isso é importante dar atenção para essa etapa

Levantar várias ideias de título de Landing Page e não se limitar apenas
a reproduzir os títulos da sua oferta
Já no subtítulo você pode descrever um pouco mais a sua oferta
Outro fator importante que afeta nas conversões da sua página é o uso de imagens

Qual Imagem usar na minha Landing Page?

Aqui não tem muita receita de bolo
O ideal é usar uma imagem que represente a sua oferta
É importante pegar uma imagem com boa definição para não ficar com um ar amador
E também se lembrar de compactar sua imagem para não influenciar muito
no tempo de carregamento da página

Aqui tem dois links sobre uma lista com mais de 50 bancos de imagens e outro tem um passo para compactar imagens sem perder qualidade para você conferir depois do vídeo, ok? O terceiro elemento básico de uma Landing Page é a descrição da oferta
Lembra que eu falei que pesquisas mostram que 8 em cada 10 usuários
só leem o título? tipo este que você leu: Saiba tudo sobre Landing Pages e como divulgar

Isso não quer dizer que a descrição da sua oferta é menos importante
É aqui que você precisa convencer o usuário de que sua oferta tem valor e faz
sentido para ele. Você vai vender a sua oferta, tirar as dúvidas mais comuns
e alinhar expectativas com o visitante

Que tipo de informações você deve pedir no formulário

O quarto elemento básico de Landing Pages é o formulário, que é peça muito
importante, já que é a onde o usuário vai realizar a conversão de fato
Aqui também não existe uma regra.

Muitas pesquisas apontam que, quanto menos informações você pedir no formulário, maior é a sua taxa de conversão. Então só peça o que for essencial,
Vale ter cuidado para não pedir nenhuma informação delicada como CPF, por exemplo Se quiser dar uma olhada na anatomia de uma Landing Page e até em alguns exemplos
reais, depois que terminar de ler, acesse o link do eBook completo sobre Landing Pages

Como criar uma Landing Page?

Agora que já sabemos o que é preste bem atenção para que você saiba tudo sobre Landing Pages e seus elementos essenciais, pois chegou a hora de botar a mão na massa e fazer uma.
Você tem duas alternativas para fazer Landing Pages: você pode ter uma ferramenta de marketing digital ou pedir para o seu programador desenvolver elas

As vantagens de ter uma ferramenta é que na maioria das vezes elas têm templates que foram testados e aprovados; têm um desenvolvimento mais simples, fica mais fácil integrar com outras ferramentas; entre outras vantagens como a RD Station Marketing e a da Builderall que por ser ferramentas completas de Marketing Digital tem essas e outras vantagens.

6 passos para criar uma Landing Page na integra

Agora vou te explicar como fazer uma Landing Page do jeito que a gente faz
aqui na Brpress Digital, usando o RD Station Marketing em um passo a passo

  1. Escolher o template
  2. Título, subtítulo
  3. Imagem
  4. Descrição da oferta
  5. Call to Action
  6. Informações do formulário

Escolha o template, título, subtítulo e a imagem

Depois que você já tem uma oferta definida e sabe o público que deseja atingir
Na tela de Landing Pages é só escolher o template que mais se encaixa na sua
oferta, com a identidade da sua empresa
Lembra do título, subtítulo, imagem e descrição da oferta que falei acima!

Descrição da oferta

Aqui você vai incluir também as opções de texto que você criou pra ver também como é
que eles ficam na página, qual fica melhor
Também é importante definir cores que combinem com sua oferta
e não fuja muito da identidade da sua marca.

Call to Action

Falando em marca, não se esqueça de incluir a sua logo ali em cima da página
Outro ponto que você precisa ter atenção é a cor do fundo do Call to Action
Aquele botão que fica ali no final do formulário
Ele precisa ter um contraste legal com o resto da página
Mas também tente não fugir muito da identidade da sua marca

Se ficar na dúvida, uma dica é usar uma cor oposta ao resto da Landing Page
Por exemplo, se sua página for mais em tons de azul, use no CTA um tom de laranja
Se for em tons vermelhos, use um botão em um tom mais puxado para o verde
E, se ela for amarela, use um botão roxo e vice-versa.

Informações do formulário

O próximo passo é selecionar as informações que você quer que o usuário inclua
para acessar a sua oferta: as informações do formulário
Lembra quando eu falei que o formulário era um dos elementos básicos?
Então, eu também falei que a quantidade de informações que você pede nele
Influencia nas suas conversões

Selecione com cuidado o que você vai pedir e peça só o essencial
Uma coisa legal no RD Station Marketing
é que dá pra usar um formulário inteligente
Se o Lead já está na sua base, a Landing Page só pede as informações que
o usuário ainda não preencheu

Como configurar a URL

As próximas etapas são mais técnicas, como as configurações de itens, como URL
título, description, link da thank you page, fluxo de automação de emails
e informações para compartilhamento social
Na sequência, é só publicar e pronto: sua Landing Page já tá no ar!
Falando em thank you page, você sabe o que ela é?

Quando o usuário converte na sua Landing Page, você leva ele pra onde?
Direto pra sua oferta? Então você está perdendo uma grande oportunidade
e pra isso que serve a thank you page, ou página de agradecimento
Além de agradecer e disponibilizar sua oferta, nela você pode incluir ofertas
relacionadas e até um formulário mais avançado, como um teste do seu produto
ou serviço

Como as pessoas vão acessar a sua Landing Page?

Como todo mundo que converter em sua Landing Page vai acessá-la, é uma ótima
chance de manter esse usuário engajado e até gerar uma oportunidade
Mas como as pessoas vão acessar a sua Landing Page? É aí que entra a divulgação
Vou apresentar 7 formas diferentes de divulgar a sua página

Você pode testar todas e mensurar o que dá resultado pra você
Uma forma simples de divulgar é incluir links internos no seu site e no seu blog
durante o conteúdo, nos menus, incluir banners, usar Calls to Action, pop-ups
e até pode fazer uma biblioteca de materiais, juntando todas as ofertas que você
já publicou

Quando terminar de ler este artigo, dá uma olhada lá na biblioteca da RD com todos os materiais, sobre os principais temas de marketing digital e vendas
Outra forma de divulgar é usar as redes sociais da sua empresa pra compartilhar
a página

Divulga na fanpage do Facebook, na página do LinkedIn, no perfil do Twitter
Você pode até usar o Stories do Instagram. Por que não?
Redes sociais como Facebook e LinkedIn também têm vários grupos de nichos
que podem ser interessantes pra divulgar o seu conteúdo
Só não vale entrar no grupo só pra compartilhar e depois sair, beleza?

Se já tem uma base de Leads cadastrados, mesmo que pequena, se esses Leads não
conhecem esse conteúdo, por que não enviar um email pra eles? Uma vantagem de ter
uma ferramenta como o RD Station Marketing pra isso é que podemos segmentar só os
contatos que ainda não converteram nessa página e enviar um email segmentado para
eles. Isso é só um exemplo bem básico do que dá pra fazer

Você investe em links patrocinados?

Se você investe em links patrocinados como AdWords, Facebook Ads e até LinkedIn Ads
Imagine o seguinte cenário: você tem uma com custo por clique de R$ 0,50
gastou até o momento R$ 100 com essa campanha e recebeu 200 cliques
Vamos supor que ao clicar você leva esse usuário para uma página mais genérica
do seu site, com uma taxa de conversão de 3%, chutando ainda acima da média
Dessa forma você gerou só 6 Leads e gastou quase R$ 17 por Lead
Visualizou?

Agora vamos supor que, ao clicar, o usuário é direcionado para uma Landing Page
dedicada e otimizada, totalmente relevante para o anúncio
com taxa de conversão de 15%, por exemplo
que pode ser muito mais, tô chutando baixo aqui

Nessa simulação, usando uma Landing Page você gerou 30 Leads e teve uma redução
de 80% do Custo por Lead, que baixou de quase R$ 17 para menos de R$ 4
Vale a pena continuar levando usuários para páginas internas do seu site
com mídia paga, se você pode fazer com Landing Pages dedicadas por campanhas e
até por anúncios e ter um resultado muito superior?

Essa lógica da mídia paga também vale para resultados orgânicos do Google
e de outros buscadores também
Como a taxa de conversão geralmente é muito maior, se você conseguir ranquear
a sua Landing Page no Google ao invés de um artigo, vai ter muito mais resultados
Por isso, separei 4 ações de SEO na hora de criar uma Landing Page
que podem te ajudar.

4 ações de SEO que vão te ajudar

A primeira é definir uma palavra-chave foco pra sua Landing Page
que seja relacionada com sua oferta e, se possível, tenha alguma
relação com seu formato por exemplo: planilha de automação de marketing
Palavra-chave definida, é a hora usá-la no conteúdo da sua Landing Page, tente
incluir o termo no título e na descrição da sua oferta.

Também inclua a palavra no texto alternativo da imagem que você está usando na Landing Page, Tipo: Saiba tudo sobre Landing Pages

O terceiro passo é incluir as palavras-chave também nas configurações da página
como na URL, no título que vai aparecer nos buscadores e na meta descrição
Lembra de deixar a URL o mais curta possível e de não passar de uns 65 caracteres
no título e uns 150 caracteres na meta descrição

No RD Station Marketing, por exemplo, tem a tela de otimização, onde eu incluo a
palavra-chave que foi definida e o software indica o que eu preciso melhorar
Depois que a página tá publicada, o último passo é identificar no site páginas e
artigos que mencionam sua palavra-chave principal e até outros termos
relacionados para incluir o link da sua Landing Page e assim passar um pouco da
autoridade que tem no seu site pra ela.

Como o co-marketing funciona

A última forma de divulgação, poucas empresas exploram
É o co-marketing. Já parou pra pensar que existem outras empresas que não são suas concorrentes mas fazem parte do universo da sua empresa, portanto poderiam falar do mesmo assunto que você e gerar Leads também?

Se, ao invés de cada uma fazer sua Landing Page falando sobre algo muito parecido
as duas empresas juntassem os esforços para fazer um conteúdo mais completo
divulgarem em conjunto e ter mais resultados
É isso que o comarketing e você não precisa se limitar a fazer só com uma empresa
Mesmo que seja pra um material

Dependendo da oferta, mais de duas empresas podem desenvolver e divulgar
Um ponto de atenção aqui é não fazer co-marketing com qualquer empresa
Escolha a que tem uma boa reputação com seu público e que também tenha o que
oferecer, como mão de obra para produzir ou uma boa audiência para divulgar
Para complementar, aqui tem um link de (tudo mesmo) saiba tudo o que você precisa saber sobre Landing Pages

E, se você quiser começar a usar uma ferramenta com tudo que você precisa
para criar Landing Pages e várias outras funcionalidades de Marketing Digital
te convido para fazer um teste gratuito do RD Station Marketing.

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também gostaria de saber mais sobre o assunto
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Espero que este conteúdo: Saiba tudo sobre Landing Pages e como divulgar tenha realmente lhe ajudado!!!
Um abraço e até a próxima!

 

Um comentário

  1. Ivan disse:

    Olá, tenho interesse.
    Faz contato comigo no meu email, por favor.
    Obrigado.

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