Você tem um plano estratégico de MKT para o futuro da sua empresa?

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Se você pudesse voltar no passado hoje, você teria um plano estratégico de MKT que mudaria o futuro da sua empresa para sempre?

Se não tem plano estratégico de MKT, pode ser que a sua empresa esteja com os dias contados!

No filme de volta para o futuro 2 o jovem Marty protagonizado por Michel J. Fox teve uma ideia bem tentadora, trazer do futuro um almanaque com os acontecimentos esportivos dos últimos 50 anos, a ideia ali era ganhar dinheiro no futuro com aquelas informações

Este senário reflete bem o poder de um bom plano estratégico de marketing que nada mais é que justamente prever as ações do seu lead ou (seja potencial cliente) em sua jornada de compra, saindo do ponto A para o ponto B até a comprar do seu produto ou serviço.

Assim como o Dr. Emmett Brown tinha consciência deste recurso quando ele soube que cairia um raio na torre do relógio no dia 12 de novembro de 1955 as 22:04 na cidade de Hill Valley, ele montou seu plano estratégico criando uma maquete que chamamos no marketing de mapa mental, o qual serviu para guiá-los na jornada de volta para o futuro.

Plano estratégico ou mapa mental?

Assim como o Dr. Emmett Brown tinha consciência deste recurso quando ele soube que cairia um raio na torre do relógio no dia 12 de novembro de 1955 as 22:04 na cidade de Hill Valley, ele montou seu plano estratégico criando uma maquete que chamamos no marketing de mapa mental, o qual serviu para guiá-los na jornada de volta para o futuro.

O que é plano estratégico de marketing?

O plano estratégico de MKT é um mapa usado para guiar as ações de uma empresa em relação ao seu posicionamento atual e futuro ajudando assim a equipe se orientar e se organizarem na hora de criar uma ação, produto específico, ou em busca de um determinado objetivo

Como elaborar um plano estratégico de marketing

5 passo para você montar o seu plano de estratégico marketing e saia na frente da sua concorrência.

  1. Defina seu público
  2. Escolha seus canais para geração de conteúdos
  3. Conheça o mercado
  4. Metas e objetivos do plano estratégico de marketing
  5. Acompanhamento e métricas de resultados

Qual é o melhor plano estratégia de marketing digital?

O melhor plano estratégia de marketing digital é aquele bloco de ações  empregadas em práticas para atingir às suas metas de divulgação, vendas e construção de uma imagem confiável para a marca.

Representa todo o seu esforço e dar visibilidade ao negócio, atrair clientes que lhe reconhece como autoridade no mercado.

É importante entender que nem toda ação de marketing tem uma estratégia de fato. Porque, como já foi dito neste texto, é fácil investir mal neste negócio.

Você pode seguir conforme a maré, sem analisar as métricas específicas do seu 
público e os próprios objetivos esperados com o marketing.

Não é porque 83,4% das empresas no Brasil adotam o marketing de conteúdo, por 
exemplo, que você sair publicando qualquer coisa na internet todo o dia.

Entenda o seguinte: seja qual for a ação, ela precisa fazer parte de um planejamento e de um projeto.

O primeiro serve para definir o que funciona melhor para o negócio.

O segundo, para colocar esse esforço na agenda da empresa, monitorando e avaliando os resultados.

Ciência e não aventura. Isso é estratégia de marketing.

Por que é importante definir uma estratégia de marketing?

Acabei de trazer um dado importante: oito em cada dez empresas investem em marketing de conteúdo.

Também 90% dos consumidores pesquisam no Google antes de se decidir por uma marca.

Só aí, você já tem bons motivos para definir uma estratégia de marketing: o público quer e as empresas atendem.

Você é dono de uma? Hora de arregaçar as mangas!

Especialmente no meio digital, muito em razão da popularização dos smartphones, marcar presença pode fazer a diferença entre ser escolhido pelo público ou sequer ser notado por ele.

Ao atingir potenciais clientes com suas ações, você torna a sua marca mais forte e trabalha para que ela seja uma lembrança viva na mente deles para quando uma necessidade de consumo surgir.

A estratégia também permite investimentos mais certeiros, fugindo do achismo.

Você faz publicidade em outdoors, anúncios no YouTube, publicações no Facebook ou posts em blog porque sabe em qual canal e com que mensagem atinge seu público.

Isso também reduz gastos e otimiza o orçamento – sempre tão sensível quando o assunto é marketing.

Também é preciso considerar que, quando há uma estratégia clara, a tendência é que os envolvidos nela se mostrem mais participativos e engajados.

Afinal, cada um conhece o seu papel e sabe que está trabalhando em prol de objetivos definidos com base em critérios.

Alcançar resultados assim fica muito mais fácil.

Conclusão

Você conferiu neste artigo tudo o que precisa para criar um bom plano estratégico de marketing.

Agora, é chegado a hora de por a mão na massa, estudar as opções e definir onde concentrar esforços para divulgar a sua empresa, atrair clientes e aumentar a autoridade da marca.

Faça deste conteúdo o seu ponta pê inicial e siga buscando do conhecimento para duplicar seus resultados.

A propósito, quais dessas estratégias de marketing você está pensando em usar? Deixe seu comentário abaixo!

 

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